O Perigo da Bondade
Toda bondade é muito perigosa. Por tudo ser relativo, não há uma bondade absoluta, mas há uma, que, segundo as condições do meio mundial (praticamente), serve muito bem aos propósitos duvidosos de gente como eu, e é essa que eu pego agora como alvo, quer dizer, tema x}
É preciso temer a bondade assim como se teme a maldade, pois elas são a mesma coisa, em situações diferentes. Não se trata de pessoas diferentes, interpretações diferentes, percepções diferentes, óticas diferentes, só o que muda para transformar a bondade em maldade é a situação.
Pego como exemplo a gratidão e a vingança (classificarei tais coisas como sentimento, muito embora hajam definições melhores que não me tocam a memória agora). Gratidão e vingança são o mesmo sentimento, em situações diferentes. Pela nossa moral, aprende-se que não se deve guardar rancor, não se deve ser vingativo, pois isso iria de encontro à definida bondade, porém, deve-se ser sempre grato aos outros, e retribuir sempre que possível. Isso é balela.
As coisas acima citadas são todas reações provocadas por ações originais externas. Defino como ações originais externas qualquer coisa feita por alguém que tenha esse tipo de influência no ser em questão.
Na sociedade ideal não há retribuição, nem de coisas agradáveis, de de coisas desagradáveis. Não devo retribuir uma cortesia, pois foi o autor dela que escolheu fazer, ele poderia não ter feito, mas resolveu fazer, não há obrigações envolvidas. Assim como não devo retribuir uma agressão, não devo me vingar, pois não ganharei nada com isso. Existe o prazer na vingança, é gratificante como receber um salário, é verdade, mas os viventes ideais da sociedade ideal não sentirão prazer nisso, assim como não verão sentido nisso.
Isso é o equilíbrio.
Quanto melhor for uma pessoa, pior ela é. Ela é boa, e por isso ela é má.
1 Comments:
que fúria rapaz, =]
não entendo essa de "dívida que os homens tem uns com os outros". nunca vi essa idéia no seu estado original, caso ela venha de algum pensador, e talvez seja por isso, só a vejo pelas bocas dos viventes. de qualquer forma, "pinto".
Postar um comentário
<< Home