terça-feira, agosto 15, 2006

O Mito do Merecimento

Merecimento é um conceito de risco. Expõem-se ao erro todos aqueles que o usam.

Merecimento é algo que dá sentido à maneira de conduzir uma vida, ou mesmo qualquer coisa. Espera-se um pote de ouro no final do arco-íris, ou então nada faria sentido.

"Fui um trabalhador dedicado e honesto, mereço uma velhice justa". Merece segundo quem ou o que? Por que merece (vírgula) por que merece? Como se pode medir o que essa pessoa fez, e o que ela merece por te-lo feito? Não há como medir tais coisas, como classificar o que é merecido ou não.

Por que agir cordialmente durante toda a vida? Para ter gente ao lado durante a velhice. Por que pedir para o professor corrigir o ponto dado a mais? Para ter seu respeito e sua honestidade reconhecida. Tudo isso é feito para merecer algo, porém, nada disso é merecimento. Ter gente ao lado na velhice é uma consequencia do comportamento cordial na juventude, ter sua honestidade reconhecida pelo professor é uma consequência de ser honesto. Há uma enorme diferença.

Universalmente, não há mérito em ser honesto, nem há vantagem em ter gente ao lado quando velho. São consequências, reações da natureza e do meio às atitudes de alguém. Age-se sempre visando o merecimento, porém, isso não existe.

Só o que existe são consequências, reações, e essas nem sempre são da forma que se espera, ou que se quer.