Só a mentira pode explicar a mentira.
A psicanálise é uma mentira. É uma mentira pois não tem validade científica nenhuma, todas as teorias foram tiradas da cabeça de alguém que simplesmente achou que o homem poderia ser explicado através de seu sistema, elaborou leis gerais e um sistema explicativo e publicou seu trabalho, ganhando um respeito acadêmico inexoravelmente inválido.
A questão é: o mundo é, também, uma mentira. Tudo o que se vê, se faz, se pensa, é tudo totalmente inválido, despropositado e aleatório.
O grande trunfo da psicanálise é este: o método científico não pode explicar o homem ou o mundo, pois o sistema científico transforma a natureza em fatos, esquecendo-se que a natureza não é, em essência, factual. Encontrar padrões, leis gerais e lógica na observação da natureza não me diz absolutamente nada; o método científico é extremamente restrito para explicar o mundo, dada a quantidade de coisas no universo cujo sentido simplesmente não pode ser encontrado, devido à sua própria natureza de desobediência do método de observação científico. A ciência não pode entender o que não foi feito para caber nos seus moldes. O homem, no entanto, pode, através de outros métodos, enxergar tais coisas.
A única coisa que pode explicar o homem é um conjunto de sistemas em constante mutação que se aplicam às qualidades gerais do homem de sua época. A psicanálise tenta explicar o homem com o rigor que é necessário a qualquer explicação, mas sem estar presa ao método científico.